/ Notícias / Orientação profissional é oferecida pelo curso de Psicologia
Orientação profissional é oferecida pelo curso de Psicologia
05.07.2019 | 11:26 | #psicologia
Orientação profissional é oferecida pelo curso de Psicologia

Alunos de escolas públicas participaram de atividade promovida pelo curso de Psicologia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Auxiliar na escolha profissional, através de ferramentas que identificam interesses e vocações, foi a proposta da atividade realizada na disciplina de Orientação para Habilidades Profissionais.

Ao longo do semestre, os alunos visitaram escolas públicas e aplicaram testes e dinâmicas em grupo para turmas do 3º ano do ensino médio. Através das ações, foi possível identificar as aptidões, conhecimentos e habilidades dos participantes.

A estudante da escola Nossa Senhora de Lourdes, Thais Cardoso Alves, viu na atividade a possibilidade de decidir qual graduação cursar, visto que tem afinidade com a área da saúde, mas ainda não definiu a profissão. Assim como ela, a maioria dos estudantes vê essa decisão como um desafio.

De acordo com a acadêmica Carolina Voloski Hammes, apontar uma profissão é algo muito específico, por isso o resultado dos testes sugere áreas, como biológicas, humanas, exatas, administrativas, artística ou social. Segundo ela, atuar na disciplina, ministrada pela professora Rosane Feijó, só reforçou o aprendizado de sala de aula. “Temos contato com pacientes desde o início do curso, então chegamos ao 8º semestre com prática no atendimento”, complementou.

Os resultados dos testes foram entregues para os participantes em orientações individuais, realizadas na UCPel. Conforme a acadêmica Flávia Domingues Pereira, entre as dúvidas mais frequentes, estavam mercado de trabalho, retorno financeiro e atuação das profissões.

Redação: Manuelle Motta