/ Notícias / Odontologia UCPel divulga ações em prol do aleitamento materno
Odontologia UCPel divulga ações em prol do aleitamento materno

O curso de Odontologia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) criou programação especial para divulgar o Agosto Dourado, mês de celebração ao aleitamento materno. De 9 a 30 de agosto, ações de educação continuada para profissionais da saúde e de incentivo ao ato à comunidade ocorrerão em diversos pontos da cidade.

A abertura oficial do evento ocorrerá no dia 12 de agosto em simpósio no Auditório Dom Antônio Zattera da UCPel. Os professores Fernando Barros e Maria Noel serão os convidados para falar sobre a Ciência do Aleitamento Materno: das bases moleculares ao impacto social. As ações de educação continuada contarão com palestras e capacitações ministradas por docentes da UCPel em parceria com professores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

No dia 21, a programação será voltada aos acadêmicos de cursos de Odontologia, através de palestra sobre amamentação e saúde bucal. A discussão ocorrerá a partir das 18h com a participação das professoras Marina Azevedo e Luísa de Oliveira. A atividade será realizada na sala 410C, localizada no Campus I da UCPel.

Com ênfase em profissionais da área da saúde, ganha destaque a capacitação do dia 23, marcada às 14h no Auditório Dom Antônio Zattera. As professoras da UCPel Karen de Carvalho, Luísa de Oliveira e Lucia Grigoletti irão debater a promoção, proteção e apoio à amamentação.

De acordo com a professora Luísa de Oliveira, a atividade do dia 23 tem o objetivo de facilitar a participação de agentes comunitários e auxiliares de saúde bucal no processo de conscientização sobre a importância da amamentação. “Esses profissionais, são os que mais têm contato com a comunidade”, completa Luísa.

Já as ações voltadas à população acontecerão através do Grupo Aconchego. No dia 15 haverá bate-papo na Casa da Gestante do Hospital Universidade São Francisco de Paula. Nos dias 16 e 30, o debate ocorrerá na Unidade Básica de Saúde (UBS) Py Crespo. Além disso, junto ao curso de Design de Moda da UCPel, o grupo confecciona para doação malhas utilizadas para carregar o bebê próximo ao corpo – denominadas de SLING.

O Agosto Dourado da UCPel é promovido pelo projeto de extensão Atenção Odontológica nos Primeiros Mil Dias de Vida e conta com o apoio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), da Liga Multiprofissional de Educação em Saúde (LIMEDS) e dos cursos de Design de Moda, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Enfermagem e Farmácia. Além disso, o evento acontece em parceria com Mestrado Profissional em Saúde da Mulher, Criança e Adolescente da Universidade.

Inscrições

Todas as atividades do Agosto Dourado são abertas à comunidade e gratuitas. Interessados em participar do Simpósio, marcado para o dia 12, podem se inscrever no link. Já alunos e profissionais interessados em participar da palestra amamentação e saúde bucal, no dia 21, devem se inscrever aqui.

Agentes comunitários de saúde, auxiliares de saúde bocal da Prefeitura de Pelotas e funcionários públicos de outras prefeituras que querem participar da capacitação Promoção, proteção e apoio à amamentação, no dia 23, podem se inscrever no link. As ações na Casa da Gestante e na UBS Py Crespo não necessitam de inscrição prévia.