/ Notícias / Novas tecnologias são apresentadas em Semana das Engenharias
Novas tecnologias são apresentadas em Semana das Engenharias
Novas tecnologias são apresentadas em Semana das Engenharias
Acadêmicos dos cursos de Engenharia Elétrica, Eletrônica e da Computação da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) participaram de programação intensa entre os dias 13 e 18 de outubro. A Semana Tecnológica das Engenharias reuniu temas como energias renováveis, sistema elétrico brasileiro, painéis solares, computação ubíqua, computação móvel, entre outros, associados a minicursos e visita à fabricante de chips Ceitec. 

Na avaliação do coordenador dos cursos da área de Informática da UCPel, professor Leandro Zafalon, a realização da Semana foi positiva, com excelente participação dos alunos das três áreas. “Tivemos amplo debate no final das apresentações, quando os acadêmicos puderam esclarecer dúvidas”, disse. O professor também destacou que as atividades auxiliaram para a integração dos participantes e para o conhecimento de novas tecnologias.

Além de palestras e minicursos, a visita na Ceitec, única fábrica de circuitos integrados na América Latina, fez parte da programação. O grupo de alunos e professores da UCPel foi recepcionado pelo diretor da empresa, que abordou em palestra as novas tecnologias. “Também visitamos toda a parte da fábrica de circuitos integrados”, comenta.    

O empreendedorismo também teve espaço na programação do evento. O coordenador do Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR) da UCPel, Samuel Ongaratto, esteve presente com apresentação de estudos de casos de empresas e das oportunidades oferecidas pela Católica. A programação da Semana Tecnológica das Engenharias integrou oficialmente a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que contou com atividades em todo o país e foi promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.    

Escolha Certa
Acadêmicos dos cursos de Informática também participaram do projeto Escolha Certa, desenvolvido pela Assessoria de Comunicação de Marketing da UCPel para apresentar aos alunos do Ensino Médio os cursos de graduação ofertados pela Instituição em seu Vestibular. Oficinas que abordaram projetos desenvolvidos pelos acadêmicos, como aplicativos de celular com acionamento à distância, um carrinho que através de programação consegue contornar obstáculos e um computador de bordo para bicicleta elétrica deram aos estudantes do Ensino Médio uma ideia das diversas formas de atuação profissional nesta área. 

Vestibular 
Os cursos de Engenharia da Computação e Engenharia Elétrica estão entre as 23 graduações oferecidas pela UCPel em seu Vestibular de Verão 2015, que ocorre dia 30 de novembro. As inscrições podem ser feitas pelo investimento de R$ 50,00 até 31 de outubro e até 21 de novembro, por R$ 80,00. Informações e inscrições no site do Vestibular.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?