/ Notícias / Mostra do Pibid/UCPel compartilha experiências entre acadêmicos
Mostra do Pibid/UCPel compartilha experiências entre acadêmicos
28.08.2017 | 14:59 | #pedagogia #letras #filosofia
Mostra do Pibid/UCPel compartilha experiências entre acadêmicos
Mais do que apresentar resultados de trabalhos realizados em escolas públicas, a Mostra do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) foi uma oportunidade de demonstrar diversas formas de transformar o conhecimento científico em conhecimento escolar. Ao todo, 18 projetos de intervenção pedagógica foram apresentados por 42 bolsistas dos cursos de Filosofia, Letras e Pedagogia. 

Todos os trabalhos apresentados no encontro trilharam uma perspectiva de promover os laços de convivência social, explica o coordenador do Pibid na UCPel, professor Daniel Botelho. De acordo com o docente, através da mostra foi possível evidenciar a transposição didática a partir das metodologias utilizadas por cada grupo, com a intenção de atingir os objetivos propostos. 

“A Mostra foi realizada para socializar experiências, resultados e desafios no campo da educação básica. O evento ainda proporcionou a troca de conhecimento entre as diferentes licenciaturas”, avaliou. Botelho destaca que os resultados das propostas foram excelentes, devido as evidências apresentadas. “Participar do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência da CAPES é um diferencial para a formação dos futuros professores”, pontuou. 

O trabalho das acadêmicas da Pedagogia Bruna Mailon, Aline Ávila, Daniele Amaral, Pâmela Vieira, Marília Domingues e Caroline Moura teve como proposta trabalhar o mundo mágico de Monteiro Lobato para alunos do primeiro e segundo anos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Lelia Romanelli Olmos. “A coordenação da escola pediu para desenvolver um projeto que despertasse o gosto pela leitura e incentivasse o contato com os livros”, conta Bruna. 

A obra escolhida foi o Sítio do Picapau Amarelo e a história desenvolvida de uma forma diferente, em que a participação a cada semana de um personagem era muito aguardada pelos pequenos. “A cada encontro os alunos também eram incentivados a relatar as aulas através de desenhos e textos para registrar tudo o que foi vivenciado no projeto”, lembra Bruna. No final da atividade, cada aluno construiu o próprio livro, o que também resultou em uma exposição dos trabalhos realizados. 

Atualmente, as escolas que recebem as atividades Pibid da UCPel são: Escola Municipal Ensino Fundamental Doutor Joaquim Assumpção, Escola Estadual Ensino Fundamental Fernando Treptow, Escola Estadual Ensino Fundamental Jardim de Allah, Escola Estadual Ensino Fundamental Padre Anchieta, Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora de Lourdes, Escola Estadual Ensino Fundamental Nossa Senhora Medianeira, Escola Estadual de Ensino Fundamental Lelia Romanelli Olmos. A Mostra do Pibid ocorreu no dia 23 de agosto na UCPel. 

Redação: Rita Wicth - MTB 14101





Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?