/ Notícias / Moda na Rua marca atividades do UCPel Fashion Day
Moda na Rua marca atividades do UCPel Fashion Day
Integrando as atividades do 4º UCPel Fashion Day, foi realizado na tarde desta quinta-feira (22), na Praça Coronel Pedro Osório, o evento Moda na Rua, que tem por objetivo expor e vender produtos desenvolvidos por alunos e egressos do curso de Tecnologia em Design de Moda da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). O evento contou ainda com desfile e workshop com o designer da marca Kostüme, Eduardo Nipper.

A partir das 14h, as bancas começaram a ser montadas nas proximidades da Fonte das Nereidas. Em uma delas, a aluna do segundo semestre do curso de Design de Moda, Aline Etges, exibiu o material da sua marca, a P10 Criações: um lote de camisetas inspiradas nos memes da Internet, sucesso na rede geralmente em forma de caricatura ou tirinha. A estudante conta que a ideia surgiu de seu filho Pedro, de 12 anos, que, juntamente com seus amigos, serviu de modelo para a coleção, voltada para o público teen.

Já as egressas Larissa Munhoz, de Comunicação Social – Jornalismo e Publicidade e Propaganda, Tamires Oliveira e Raísa Munhoz, de Tecnologia em Design de Moda, mostraram a marca ArtCor T-Shirts, criada em outubro juntamente com a serigrafia ArtCor e lançada no último Moda Pelotas. A coleção foi desenvolvida por Larissa e Tamires. A loja de Raísa, Dedos de Moça, possibilita a venda dentro e fora de Pelotas. De acordo com as ex-alunas, as estampas são inspiradas nos últimos hits da moda e em temas contemporâneos, como a música. As camisetas dão ênfase ao público feminino, mas algumas peças abrangem o público masculino.

O UCPel Fashion Day envolve vários cursos do Centro de Educação e Comunicação. O evento é realizado desde 2007 e este ano, pela primeira vez, passou a fazer parte do projeto de extensão Moda na Comunidade.

Workshop e desfile
Pela manhã, a Universidade recebeu o designer masculino e feminino da marca Kostüme, Eduardo Nipper. Formado na Universidade de Palermo, em Buenos Aires, Nipper abriu as atividades com uma palestra sobre a marca. Na sequência, o convidado ministrou um workshop sobre como utilizar elementos artesanais para criar identidade no desenvolvimento de uma coleção.

Já ao fim da tarde, o chafariz da Praça Coronel Pedro Osório transformou-se em passarela para o desfile do UCPel Fashion Day. A atração foi dividida em três blocos. No primeiro, estiveram sob os holofotes os modelos produzidos pelas vencedoras da quarta edição do concurso Talentos da Moda, Luzia Oliveira, Pamela Ávila e Joana de Leon. No segundo, desfilaram looks das acadêmicas Isadora Abreu, Marcelle Saraçol, Rayane Cardoso, Mara Pinto, Isabel Soares e Gregória Barros. Já o terceiro bloco foi destinado às marcas Artcor T-Shirts, Zolli – acessórios femininos, Hatless Nurse, Reverss e Ideia de Elefante. O encerramento foi feito pela Central da Costura. Todas as modelos que desfilaram fazem parte do Curso de Modelos André Guerra.

Tecidos leves, cores vibrantes e rendas foram apenas alguns dos itens que dividiram a atenção do público que foi à Praça prestigiar as tendências para a temporada Primavera/Verão 2013. De acordo com a coordenadora do curso de Design de Moda, professora Aline Machado, o 4º UCPel Fashion Day contou com projetos de estudantes de todos os níveis da graduação – do segundo ao sexto semestre.

Performances musicais também fizeram parte do evento, antes, durante e depois do desfile. A direção musical ficou por conta dos alunos do curso de Tecnologia em Produção Fonográfica da UCPel.

Vestibular de Verão 2013
O curso de Tecnologia em Design de Moda está entre 26 cursos que a UCPel oferece em seu próximo processo seletivo. Marcado para o dia 02 de dezembro, o Vestibular de Verão 2013 está com inscrições abertas até terça-feira (27). Mais informações aqui.