/ Notícias / Membros do PPGPSDH/UCPel participam de Conferência sobre Segurança Alimentar
Membros do PPGPSDH/UCPel participam de Conferência sobre Segurança Alimentar

Com integrantes do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas (PPGPSDH/UCPel), a delegação representando Pelotas participou da VII Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável. O evento ocorreu entre os dias 16 a 18 de outubro na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre.

Uma das participações do grupo foi a entrega do relatório da Conferência Municipal que ocorreu no Auditório Dom Antônio Zattera da UCPel. Nesse encontro foi traçado o objetivo principal de construir e fortalecer a promoção da soberania alimentar e buscar a garantia de alimentação adequada e saudável a todos os indivíduos.

A delegação obteve poder de voto para a proposição do Plano Estadual de Segurança Alimentar. Também fortaleceu a demanda para a elaboração da Conferência Nacional que ocorrerá em 2020 em Brasília, reforçando a necessidade de continuidade do Sistema Nacional de Segurança Alimenta e Nutricional.

De acordo com a docente do PPGPSDH/UCPel, Cristine Jacques Ribeiro, a participação reafirma a importância da política de soberania e segurança alimentar e nutricional em Pelotas. Bem como a construção do sistema de políticas que garantam esse direito na região.

A comissão estadual que constitui o Conselho Estadual de Segurança Alimentar fará a síntese das discussões e definições feitas durantes os três dias de conferência. Essa dinâmica será continuada, uma vez que o Sistema Nacional vem sendo desmantelado desde o início deste ano, de acordo com a docente.

Juntamente com Cristine, fizeram parte da delegação o doutorando do PPGPSDH/UCPel, Carlos Arns, a assistente social da Cáritas Diocesana, Márcia de Almeida e a integrante do Bem da Terra, Mara Regina Ribeiro. A integrante do Sindicato dos Bancários, Raquel de Oliveira e a integrante do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Eloisa da Silva completaram a comitiva.

Redação: Lia Xavier