/ Notícias / MEEC tem trabalhos aprovados em congresso internacional sobre internet das coisas
MEEC tem trabalhos aprovados em congresso internacional sobre internet das coisas
MEEC tem trabalhos aprovados em congresso internacional sobre internet das coisas

O professor do Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Adenauer Yamin, e o mestrando, Rogério Albandes, irão representar a Instituição no 2ND IFIP International Internet of Things (IOT) Conference. O evento internacional ocorre nos dias 31 de outubro e 1º de novembro na cidade de Tampa, na Flórida, Estados Unidos. Dois trabalhos de Rogério, orientados por Adenauer, serão apresentados no evento. 

Responsável por reunir pesquisadores de diferentes países do mundo, o evento é promovido pela organização International Federation for Information Processing, direcionada a auxiliar pesquisadores e profissionais atuantes no campo da tecnologia da informação e comunicação. Conforme explica o professor Adenauer, a Federação ainda é responsável por desenvolver padrões e promover o compartilhamento de informações estratégicas entre países.       

Para participar do evento, os dois artigos foram avaliados por um comitê internacional de revisores. Ainda em desenvolvimento, o trabalho de maior destaque conta com a parceria com o professor e médico nefrologista, Franklin Barcellos, e trata sobre técnicas para antecipação de potenciais atendimentos a pacientes em hospitais.    

Recentemente, Rogério e Franklin instalaram um monitor multiparamétrico, equipamento que coleta sinais vitais de pacientes, no Centro de Referência em Nefrologia do Hospital São Francisco de Paula (HUSFP/UCPel). A partir da abordagem, denominada Interactive IoT-based Vital Signs Monitor, uma plataforma para aquisição de sinais vitais irá processar dados personalizáveis de pacientes e disponibilizá-los em uma interface visual gráfica de fácil entendimento.   

De acordo com o professor Adenauer, o estudo deverá contribuir com o trabalho desenvolvido pelo corpo clínico, auxiliando na proximidade com as equipes de suporte. “A plataforma poderá contribuir com a tomada de decisão do médico, antecipando da realização de procedimentos e prescrição de drogas, por exemplo, em casos de alteração no quadro clínico do paciente”, comenta.  

A participação no evento ainda será uma oportunidade para pesquisadores de diferentes países e instituições conhecerem o trabalho desenvolvido na UCPel. Poderá também resultar na possibilidade de novas parcerias técnico-científicas e convites para que os pesquisadores da Universidade passem a integrar Comitês de Programa de eventos e revistas internacionais.

 

Redação: Rita Wicth – MTB 14101

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?