/ Notícias / Karen Carvalho é a nova coordenadora da Enfermagem
Karen Carvalho é a nova coordenadora da Enfermagem
26.07.2019 | 17:40 | #enfermagem
Karen Carvalho é a nova coordenadora da Enfermagem

O curso de Enfermagem da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) conta com uma nova coordenadora. A partir do segundo semestre letivo de 2019, a professora Karen Knopp de Carvalho estará à frente da graduação. Ela assume com a intenção de manter a qualidade do curso, oportunizar experiências práticas no turno da noite e reativar projetos de extensão.

Karen é docente na UCPel desde 2007, e ingressou na instituição um ano após a criação do curso de Enfermagem. Desde lá, já ministrou várias disciplinas, mas, conforme conta, sua área de atuação é Saúde da Mulher. A partir de 2010, assumiu também o conteúdo de Bioética nos demais cursos da área da saúde, em que atua até hoje.

Um dos desafios da nova função, na avaliação da docente, será oportunizar aos acadêmicos experiências práticas no período da noite, antes desenvolvidas em turno integral. Para isso, novas estratégias estão sendo planejadas, como a extensão no horário de atendimento da UBS Py Crespo. Segundo ela, a previsão é de que até setembro os alunos possam atuar na Atenção Básica.

Da mesma forma, ela ressalta a importância de trabalhar também para a manutenção da qualidade do curso. A possibilidade de atuação em diversos cenários, como o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) e os ambulatórios do Campus Saúde, é enfatizada por ela como um dos diferenciais da graduação. “Priorizamos que desde o início os alunos tenham a possibilidade de interagir com os usuários do sistema de saúde, o que contribui para o desenvolvimento das habilidades, tanto relacionais como técnicas”, destaca.

Além disso, retomará o projeto de extensão voltado à promoção da amamentação e desenvolvido no hospital da Católica. A ideia é ampliar a proposta ao incluir práticas integrativas de alívio da dor no trabalho de parto. A previsão é de que as atividades recomecem ainda no segundo semestre letivo de 2019.

Saiba mais sobre a nova coordenadora

Enfermeira obstétrica pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), a nova coordenadora possui mestrado e doutorado em Enfermagem e Saúde, pela mesma instituição, com foco em Ética, Educação e Saúde. Antes da UCPel, Karen atuou em cursos técnicos de Enfermagem em Pelotas e foi professora substituta na Furg.

A partir de agora, dividirá o tempo entre as atividades da coordenação e a sala de aula. De acordo com ela, a docência sempre foi um objetivo e conciliar as duas atividades será um privilégio. “Os alunos nos instigam a buscar inovações e nos renovar como profissional. Trabalhar na produção de conhecimento é enriquecedor”.

Redação: Manuelle Motta