/ Notícias / Integrantes da IFMSA Brazil na UCPel participam de Assembleia Geral da Federação
02.05.2019 | 16:12 | #medicina

Integrantes do comitê da International Federation of Medical Students Association da Universidade Católica de Pelotas (IFMSA Brazil/UCPel) participam de Assembléia Geral da federação. Entre primeiro e 5 de maio, em Curitiba (PR), os representantes discutem temáticas da formação médica, divulgam as ações locais e realizam treinamentos.

Na UCPel, o comitê da IFMSA Brazil começou a ser instalado em 2016. E, a partir de 2017, se tornou comitê pleno, possibilitando a realização de intercâmbios nacionais e internacionais. Com isso, os representantes da Católica podem votar e deliberar em novas decisões da federação durante as plenárias na Assembléia.

Além disso, no evento, as faculdades de medicina podem expor os projetos realizados e distribuir brindes da Universidade, durante a Feira dos Comitês. “Isso dá uma visibilidade incrível para a UCPel frente as outras universidades de medicina”, destaca o Diretor Local de Saúde Sexual e Reprodutiva da IFMSA Brazil na UCPel, João Wobeto.

Por ser o encontro de maior deliberação da federação a nível nacional, a representação da UCPel é fundamental, conforme acredita Wobeto. “Até porque posicionamentos são delimitados, requerimentos e planos de ação para as pautas propostas”, pontua. Durante a Assembléia Geral, cinco integrantes do comitê local estão presentes.

IFMSA

A IFMSA é uma federação mundial com principal diretriz na Humanização. Fundada na Dinamarca em 1951, atualmente está presente em mais de 100 países. No Brasil, atua desde a década de 1990 e conta com 95 escolas médicas filiadas, além de dialogar e ocupar espaços junto a órgãos públicos, entidades privadas e associações médicas.

Dentre os principais eixos, realiza campanhas e projetos em áreas como Saúde Sexual e Reprodutiva incluindo HIV e AIDS, Saúde Pública, Direitos Humanos e Paz e Educação Médica. Também, promove intercâmbio entre os estudantes. As políticas desenvolvidas são elaboradas colaborativamente por coordenadores locais durante as Assembléias Gerais.

Redação: Piero Vicenzi