/ Notícias / Grandes estruturas são discutidas na Semana Acadêmica da Engenharia Civil
Grandes estruturas são discutidas na Semana Acadêmica da Engenharia Civil
13.11.2013 | 12:07 | #engenharia-civil
Grandes estruturas são discutidas na Semana Acadêmica da Engenharia Civil
O curso de Engenharia Civil da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) iniciou nesta segunda-feira (11) sua 30ª Semana Acadêmica, que neste ano se propõe a discutir as grandes estruturas, tema que acompanha o momento de investimentos na área vivido pela região Sul. Com programação que se estende até quinta-feira (14), o evento contempla a apresentação de casos e discussão de temas como planejamento de rodovias, gestão de resíduos sólidos e criatividade e inovação na área. 

Durante a cerimônia de abertura, o diretor do Centro Politécnico, professor Paulo Guterres, disse que é possível medir o desenvolvimento de um país pelas suas obras de grande porte, e que precisam, necessariamente, ser acompanhadas por tecnologia de ponta e bons profissionais. “A UCPel tem o melhor curso de Engenharia da região e forma engenheiros aptos a exercer qualquer tipo de atividade no país e no exterior”, afirmou.

O pró-reitor da UCPel, professor Eduardo Luis Insaurriaga dos Santos - ele próprio formado em Engenharia Civil pela Católica - lembrou do déficit de profissionais na Engenharia Civil no Brasil e destacou a diversificada gama de atuação nessa área.
A programação do evento conta com palestrantes e vários profissionais de outras localidades e, dentre eles, o egresso formado em 1983 Gil Carlos Brisolara, que falará sobre patologia das edificações. A palestra de Brisolara ocorrerá na quinta-feira (14), às 20h30min.

Veja a programação dos últimos dias:

Quarta-feira - 13 de novembro

19h15min - Terminal de Containers – TECON
Paulo Roberto Telesca Bertinetti - Diretor Presidente do TECON Rio Grande S/A
20h30min– Coffee Break
20h45min - Gestão Integrada de Resíduos Sólidos - Leonardo da Silva Cotrim

Quinta-feira - 14 de novembro

19h15min - Engenharia Civil - Criatividade e Inovação
Eng. Sérgio Pacheco Machado
- Aspectos criativos na prevenção de incêndios.
- Você nasce com sua criatividade- mas pode melhorar.
20h15min – Coffee Break
20h30min - Patologia das Edificações: porque continuamos cometendo os mesmos erros? - Eng. Civil Gil Carlos Pegoraro Brisolara
- Problemas estruturais em edifícios e técnicas de recuperação, além das falhas que são sempre repetidas, como inexistência de projetos de drenagem pluvial e de impermeabilização em edifícios
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?