/ Notícias / Fisioterapia da UCPel cria Liga Acadêmica em Terapia Intensiva
Fisioterapia da UCPel cria Liga Acadêmica em Terapia Intensiva
01.12.2016 | 16:53 | #fisioterapia
Fisioterapia da UCPel cria Liga Acadêmica em Terapia Intensiva
Aprofundar conhecimentos e ampliar a experiência sobre a fisioterapia em um ambiente de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é o principal propósito da nova Liga Acadêmica do curso de Fisioterapia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Composta por 13 acadêmicos e com orientação da professora Thamires Seus, o grupo se reúne semanalmente e programa as atividades que deverão ocorrer no início do próximo ano. (Clique na imagem para ver outras fotografias)

A Liga de Fisioterapia em Terapia Intensiva foi proposta e criada pelos acadêmicos Cássia Fagundes, Matheus Valério, Gabriela Marques, Manuella Bierhals e Nícolas Weisshahn, depois da experiência proporcionada pela disciplina optativa de Fisioterapia em Terapia Intensiva. “Ao cursar a disciplina eles viram a importância da fisioterapia na UTI, que tem muitas possibilidades”, explica a professora da UCPel, destacando a importância do trabalho do fisioterapeuta para o melhora do funcionamento respiratório desses pacientes. 

Mesmo ainda estando nas atividades iniciais – a prova que selecionou mais oito acadêmicos foi realizada no dia 04 de novembro –, a programação do grupo está adiantada. Dois projetos, um para ser desenvolvido na UTI geral e outro na Neonatal serão realizados. “Ainda estamos discutindo os temas que serão trabalhados”, informa a professora. Atividades de extensão, de ensino e de pesquisa também serão propostas pelo grupo.

Para a acadêmica Gabriela Marques, o interesse em criar esse novo espaço de estudo e atuação se deu devido à necessidade de atenção que a UTI precisa. “O fisioterapeuta tem um papel significativo dentro de um hospital, porque mostra como é importante o trato no sistema respiratório de pacientes que ficam muito tempo internados”, explica. Conforme a estudante, pacientes que contam com o acompanhamento do profissional se libertam mais cedo da ventilação mecânica do que aqueles que não contam com esse acompanhamento. 

Realizar pesquisas foi o que fez Nícolas Weisshahn apoiar a criação da Liga. “Eu tenho afinidade com a área e depois que cursei a disciplina pude ver que existem muitos fatores dentro de uma UTI que podem ser pesquisados”, conta. Já Matheus Valério, vê a criação da Liga como uma oportunidade para aprimorar o conhecimento e também realizar pesquisa. “Espero que outros acadêmicos criem outras ligas para abrir mais oportunidades de especialização”, diz. 

Uma das primeiras atividades do grupo foi a apresentação de dois trabalhos no Salão Universitário da UCPel desde ano. Ambas as publicações foram premiadas nas categorias Jovem Pesquisador Iniciação Cientifica e Extensão e trataram sobre o Efeito da Fisioterapia nas Variáveis Fisiológicas em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e Gravidade dos Pacientes Internados em Unidade de Terapia Intensiva de Hospital Universitário da Cidade de Pelotas/RS.

Outra ação do grupo foi a participação no 1° Encontro do Dia Mundial da Prematuridade, promovido pelo Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) no dia 22 de novembro. De acordo com a professora, os acadêmicos puderam orientar mães de bebês prematuros sobre a fisioterapia pediátrica. 

As provas para seleção de novos membros serão anuais e divulgadas através do site da UCPel. Mais informações sobre a Liga Acadêmica estão disponíveis na página do Facebook https://www.facebook.com/lafitiucpel/ 
   

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?