/ Notícias / Fiorin aborda Convenção e Ousadia na Linguagem em abertura de evento
Fiorin aborda Convenção e Ousadia na Linguagem em abertura de evento
Fiorin aborda Convenção e Ousadia na Linguagem em abertura de evento
O evento Diálogos Interdisciplinares em Linguística Aplicada - Vozes do Sul começou nesta quarta-feira (12) com a voz do renomado pesquisador José Luiz Fiorin. A atividade, que é promovida pelo curso de Letras e pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), contou com a palestra de abertura conduzida pelo professor, que abordou o tema Convenção e Ousadia na Linguagem

Em sua fala, Fiorin mostrou o "jogo entre a transgressão e a ordem" em termos de linguagem. Segundo ele, a linguagem é sempre estruturada por regras, até mesmo no "falar popular". De acordo com ele, a linguagem ao mesmo tempo contém as regras de sua própria subversão e admite todas as ousadias possíveis. "A linguagem não é artificial. Permite metáforas", disse, fazendo referência às distinções entre utilitarismo e prazer. "Por exemplo, comer é uma necessidade do ser humano. Mas a gastronomia é o refinamento disso. Da mesma forma, fazer poesia é da ordem do prazer", disse, salientando a linguagem em oposição à insuficiência do clichê e do automatismo. 

Fiorin é professor associado do Departamento de Linguística da Universidade de São Paulo (USP). É livre-docente em Teoria e Análise do Texto, foi membro do Conselho Deliberativo do CNPq e representante da Área de Letras e Linguística na CAPES. Além de muitos artigos em revistas especializadas e capítulos de livros, publicou diversos livros, entre os quais As astúcias da enunciação; Em busca do sentido: estudos discursivos; Introdução ao pensamento de Bakhtin; O regime de 1964: discurso e ideologia; Lições de texto: leitura e redação

Com inscrições esgotadas, o evento tratou, especialmente, da interdisciplinaridade, envolvendo alunos de graduação e pós-graduação. "Nosso interesse era proporcionar que as diferentes áreas da linguística 'conversassem'", destacou uma das organizadoras, a coordenadora do curso de Letras, professora Liliane Rodrigues. "O evento é uma aliança entre alunos e professores numa relação de auxílio mútuo, que pretende ampliar a socialização do conhecimento", pontuou a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras, professora Aracy Ernst.

Anunciado na abertura do encontro, um concurso foi realizado entre os trabalhos inscritos para apresentação. Os 20 melhores serão selecionados para, em formato de artigo, integrarem a publicação dos anais do evento.

Além de minicursos e mesa-redonda, o evento teve, ainda, a conferência de encerramento nesta sexta-feira (14) a cargo do professor da UCPel Vilson Leffa.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?