/ Notícias / Evento da UCPel integra programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Evento da UCPel integra programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Através de palestras, minicursos e visitas técnicas, os cursos de Engenharia Elétrica, Eletrônica e da Computação da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) promovem a Semana Tecnológica das Engenharias. O evento, que será realizado de 13 a 18 de outubro, compõe a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e tem por objetivo integrar os alunos no mercado, propiciar a troca de experiências e qualificar os acadêmicos.

Dentre as atividades estão programadas visitas técnicas à CEITEC-SA, uma das duas únicas fábricas de circuitos integrados do Brasil e referência em novas tecnologias. Durante a visita, os acadêmicos também terão a oportunidade de assistir a uma palestra do diretor da empresa, Marcelo Lubaszewski. As visitas ocorrem nos dias 14 e 16.

Na segunda-feira (13), a temática central será Energias Renováveis. Na terça-feira (14), as palestras abordarão Projetos de Equipamentos Eletrônicos e Computação Móvel. Na quinta-feira (16), as temáticas serão Codificação de Vídeo e Sistema de Controle de Propulsão, além do minicurso Scilab, com o professor Alexandre Souza. Na sexta-feira (17), será abordado o empreendedorismo, através de palestra e de uma mesa-redonda com o coordenador do Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR) da UCPel, Samuel Ongaratto. No sábado (18), ainda haverá o minicurso LateX, com o professor Celso Nobre.

De acordo com o coordenador do curso de Engenharia da Computação, Leandro Zafalon, o evento é uma oportunidade de qualificar os acadêmicos, possibilitando outras visões sobre novas tecnologias, além do contato com empresas e a troca de experiências. “Além disso, também buscamos despertar o interesse de alunos ingressantes no ensino superior pela área", complementa a coordenadora dos cursos de Engenharia Eletrônica e Elétrica, Mônica Matzenauer.

A Semana Tecnológica é aberta a todos os públicos. O investimento é de R$ 25,00 para estudantes da UCPel, R$ 30,00 para estudantes de outras Instituições de Ensino (IEs) e para profissionais R$ 35,00. Os minicursos têm o valor de R$ 10,00 e a visita técnica tem investimento de R$ 70,00. Os interessados podem se inscrever através do site do evento e pagar a partir das 17h, no saguão do Campus I.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Ciência e tecnologia para o desenvolvimento social é o tema da 11ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que ocorre este ano no período de 13 a 19 de outubro. A coordenação nacional da SNCT é de responsabilidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do Departamento de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia (C&T) da Secretaria de C&T para Inclusão Social.

A temática é uma grande oportunidade para vincular a produção científica aos desafios sociais vividos hoje em todas as áreas da sociedade brasileira. A temática busca estimular as instituições a abordar a C&T na dimensão social, como instrumento de inclusão, transformação social e desenvolvimento humano.