/ Notícias / Estudo da UCPel obtém destaque em evento nacional sobre Psicoterapias Cognitivas
Estudo da UCPel obtém destaque em evento nacional sobre Psicoterapias Cognitivas
Estudo da UCPel obtém destaque em evento nacional sobre Psicoterapias Cognitivas
Pesquisa realizada na Universidade Católica de Pelotas (UCPel) recebeu premiação de melhor apresentação oral no 2º Congresso Wainer para Terapias Cognitivas. Intitulado ‘Terapia Cognitivo-Comportamental para Depressão e seu Impacto Anti-inflamatório’, o estudo que permanece em andamento até junho de 2018 tenta identificar marcadores biológicos relacionados à melhora da depressão.
 
Coordenado pelo professor do curso de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Saúde e Comportamento (PPGSC), Luciano Dias de Mattos Souza, o trabalho recebeu destaque por tentar identificar alterações no sistema anti-inflamatório do corpo humano relacionadas à melhora da depressão. “O estudo pode ajudar a prática clínica através de informações objetivas para a avaliação do diagnóstico do transtorno depressivo e para a identificação da melhora e consequente alta de processos terapêuticos”, explica o docente. 

Participaram do estudo adultos com idades entre 18 e 60 anos. Durante 14 sessões de Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), pessoas com diagnóstico de depressão foram acompanhadas através de instrumentos psicológicos para medir ansiedade e depressão. Também foi realizada a coleta de sangue para verificar alterações no sistema anti-inflamatório do corpo humano antes e depois do tratamento.

Até o momento, metade do material biológico foi analisado. De acordo com o coordenador do estudo, ainda não foi observada melhora na resposta anti-inflamatória dos pacientes. “Apesar disso, as pessoas tratadas com TCC apresentaram melhora dos seus sintomas depressivos. Outros ganhos como melhora dos sintomas biológicos e psicológicos são notados”, comenta.

Além do professor Luciano, são autores do trabalho Carolina David Wiener, Mariane Lopez Molina, Ricardo Azevedo da Silva, Karen Jansen e Jean Pierre Oses. O Congresso Wainer é um evento anual que conta com a participação de palestrantes internacionais e desperta grande interesse de psicólogos e estudantes de todo Brasil. A última edição do evento ocorreu entre os dias 24, 25 e 26 de agosto em Porto Alegre, e contou com mais mil participantes. 

Redação: Rita Wicth – MTB 14101

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?