/ Notícias / Estudantes da Pedagogia conhecem a arte de aprender brincando
Estudantes da Pedagogia conhecem a arte de aprender brincando
06.09.2013 | 16:40 | #pedagogia
Estudantes da Pedagogia conhecem a arte de aprender brincando
Despertar o gosto das crianças para a leitura é um dos principais desafios profissionais de quem se dedica à educação infantil. A aproximação com o mundo dos livros pode ser muito prazerosa, mas também pode tornar-se enfadonha. Tudo depende da forma como a literatura é apresentada a cada um desde a mais tenra infância. Com esse entendimento, a professora Cristina Porciúncula, que ministra a disciplina Arte e Educação, tem oportunizado aos acadêmicos do segundo semestre do curso de Pedagogia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) o contato com técnicas capazes de auxiliar no trabalho dos futuros profissionais.

Nesta quinta-feira (05), como ocorre a cada período letivo, os estudantes da UCPel participaram da Hora do Conto. O evento, destinado a crianças, dessa vez contou com a presença dos alunos da Pedagogia. Sentados em almofadas e nos pequenos bancos disponíveis no local, eles deram mais um importante passo na sua trajetória acadêmica, o qual se deu da melhor forma possível: com a possibilidade de colocar-se no lugar do outro.

Todos os sábados, às 15h, a artista Cibele Fernandes reúne o público infantil para realizar a atividade. A Hora do Conto é organizada pela contadora de histórias em parceria com a Vanguardinha - espaço mantido pela Livraria Vanguarda. “O trabalho da Cibele é encantador. As técnicas narrativas utilizadas por ela ajudam a fortalecer a memória das crianças, despertando a curiosidade através da fantasia”, elogia a professora Cristina.

Não se trata de um simples ato de contar histórias. A artista veste a personagem. Utilizando-se de expressões das mais variadas e da interação com os espectadores, ela procura descontrair o ambiente antes de começar a atividade. “Primeiro é preciso conquistar o foco do público, depois tentar provocar a reflexão sobre o conteúdo proposto e, por fim, demonstrar as inúmeras possibilidades de abordagem da temática em questão", explica Cibele.

Acompanhando atentamente o trabalho da artista, a estudante Daiane Campos Bello chama a atenção para o fato de que, em uma mesma história, diversos elementos podem servir para ilustrar o aprendizado em sala de aula. Segundo a acadêmica, atividades como essa podem ser aplicadas pelo pedagogo em sala de aula. “A artista demonstrou que é possível utilizar essas técnicas para ajudar as crianças a desenvolver as habilidades necessárias para se relacionar com as diversas situações que serão enfrentadas na vida adulta”, ressalta.