/ Notícias / EDR estrutura nova etapa de internacionalização da UCPel
EDR estrutura nova etapa de internacionalização da UCPel
27.11.2019 | 09:43 | #edr
EDR estrutura nova etapa de internacionalização da UCPel

O Escritório de Desenvolvimento Regional da Universidade Católica de Pelotas (EDR/UCPel) esteve em reunião com representantes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) para dar continuidade a criação de uma cátedra no município de Morro Redondo. A implantação segue como base a proposta criada pelo Instituto Politécnico de Tomar, de Portugal, e será financiada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

De acordo com o membro do EDR, Alexandre Barneche, essa cátedra é originária de um planejamento desenvolvido pelo professor do Instituto de Tomar, Luiz Oosterbeek, para a Vila de Mação, em Portugal. Por ser um território muito pequeno e devido ao envelhecimento da população, Oosterbeek desenvolveu um projeto para recuperação da região através do resgate às tradições, histórias e patrimônio cultural. Devido a isso, atualmente, Mação é um dos destinos mais visitados nos roteiros turísticos de Portugal.

Com o êxito da vila portuguesa, Oosterbeek submeteu o programa à UNESCO para que pudesse ser desenvolvido em outras localidades. Desde então, a Organização vem financiando o projeto e um dos locais selecionados para desenvolver as ações da cátedra em busca de recuperação foi o município de Morro Redondo.

Durante o encontro, representantes das instituições discutiram de que maneira as atividades propostas pelo professor português podem ser executadas na cidade. Os preparativos para o início das ações ainda estão sendo elaborados e discutidos. O próximo passo é a reunião com o prefeito de Morro Redondo, Diocelio Jaeckel, para estruturação de mais detalhes para implementação da proposta.

De acordo com o coordenador do EDR, Fábio Castro Neves, é possível ampliar as ações para outros municípios da região. “O objeto da ação, em princípio, é Morro Redondo, mas podemos aplicar o aprendizado obtido lá em outras localidades”, afirma.

O projeto é coordenado pela ex-reitora da instituição federal, Inguelore de Souza, e acompanhado pelos coordenadores do EDR. O encontro ocorreu no dia 26 de novembro.

Redação: Lia Xavier