/ Notícias / Docente representa UCPel em congresso latino-americano de simulação clínica
Docente representa UCPel em congresso latino-americano de simulação clínica
05.11.2019 | 16:31 | #medicina #enfermagem
Docente representa UCPel em congresso latino-americano de simulação clínica

A professora Ana Cristina Moraes representou a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) no VI Congreso Latinoamericano de Simulación Clínica. O evento ocorreu na cidade de Cancún, México, de 30 de outubro a 1° de novembro, e teve como tema central a simulação como aprendizado integrado.

Responsável por reunir docentes, pesquisadores e instrutores de toda a América Latina, o Congresso é reconhecido como importante momento para discussão, reflexão e troca de experiências sobre a metodologia. Também se destaca por ser um espaço orientativo para docentes interessados em levar a simulação aos seus ambientes de trabalho.

Conforme Ana Cristina, na programação do evento foi possível conhecer pesquisas relacionadas à aplicação da simulação como método de ensino e satisfação por parte dos discentes. “Foi compartilhado o desenvolvimento de habilidades dos discentes, efetividade na aquisição de experiências pela vivência de situações e modelos de simuladores de baixo custo”, contou.

Nos próximos dias, a Federación Latinoamericana de Simulación Clínica y Seguridad del Paciente, responsável pela realização do Congresso, irá publicar um modelo de simulador de baixo custo proposto pela docente da UCPel. “Uma das principais novidades destacadas pelo evento é justamente uma maior atenção para o desenvolvimento de simuladores de baixo custo e seu uso atrelado à interdisciplinaridade”, comentou.

O resultado do aprendizado será aplicado nas disciplinas ministradas por Ana Cristina na UCPel. Especialmente, na criação e aplicação de cenários hipotéticos, além de também contribuir para qualificar a interação com estudantes da simulação clínica. “É importante ressaltar que esse tipo de aprendizado não envolve apenas o desenvolvimento cognitivo, mas também o social. Havendo uma ênfase na reflexão sobre o ambiente de aprendizado e a sua efetividade”, finalizou.

Redação: Rita Wicth – MTB 14101