/ Notícias / Docente do PPGPSDH/UCPel apresenta trabalho na Espanha
Docente do PPGPSDH/UCPel apresenta trabalho na Espanha
Docente do PPGPSDH/UCPel apresenta trabalho na Espanha

A professora do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas (PPGPSDH/UCPel), Vera Nogueira, participará do Congresso Internacional sobre Governo, Administração e Políticas Públicas (GIGAPP), entre os dias 24 e 27 de setembro, em Madri, na Espanha. No evento, a docente vai expor seu trabalho a respeito do funcionamento de Comissões de Fronteiras entre vários países. 

Intitulado “Comitês de Fronteira e a Integração Transfronteirista: Possibilidades e Impasses”, o trabalho aborda os dispositivos legais de articulação entre países, as formas de funcionamento desse intercâmbio e do contato. O trabalho ainda analisa as articulações paradiplomáticas dos governos federais de países e como são feitas as mudanças de legislação, caso necessário.

Na avaliação da docente, a participação no evento demonstra a visibilidades das pesquisas produzidas pelo PPG da UCPel. “Somos a única universidade do sul do Rio Grande do Sul a participar”, salienta. Esta será a quarta vez que Vera participa do Congresso Internacional.

O GIGAPP tem o objetivo de promover espaços de participação, intercâmbio e colaboração permanente para a reflexão, o avanço do conhecimento, a construção de redes e o desenvolvimento de projetos sobre essas questões, por meio de quatro áreas de atuação: a pesquisa, o ensino, a extensão acadêmica e a assistência técnica. Este ano, o evento abordará o tema “Governança Democrática na Gestão Pública”, buscando motivar debates entre pesquisadores de várias áreas de conhecimento. 

 

Outros eventos

 

A professora ainda representou a UCPel em outros dois eventos: nos dias 4,5 e 6 de setembro, esteve presente no XI Congresso de Migrações 2019, em Barcelona, na Espanha. Vera apresentou trabalho a respeito de fronteiras e impactos de organização ministeriais nos países que compõe o Mercosul e a garantia de direitos sociais.  

Também ministrou a disciplina denominada “Análise e Avaliação de Políticas Sociais: Perspectivas Teóricas e Desenhos Metodológicos”, na Universidade Federal do Espírito Santo.

 

Redação: Kerolin Lulhier

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?