/ Notícias / Curso de Farmácia comemora 40 anos com Jornada Acadêmica
Curso de Farmácia comemora 40 anos com Jornada Acadêmica
23.03.2015 | 16:58 | #farmacia
Curso de Farmácia comemora 40 anos com Jornada Acadêmica
Acadêmicos da área da Saúde terão programação especial nos dias 08, 09 e 10 de abril. A Jornada Acadêmica do curso de Farmácia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) reunirá temas interdisciplinares, docentes de outras localidades do Estado e pretende provocar o debate e ofertar atualização a acadêmicos e profissionais. Além disso, a Jornada iniciará também as comemorações de 40 anos do curso da Católica, o terceiro mais antigo do Estado.

A professora Maria Regina Soares Lopes conta que a criação do curso cumpriu um papel importante devido à falta de profissionais na época. “Quando o curso foi aberto quase não havia farmacêuticos”, recordou. E para celebrar o papel que a graduação cumpriu ao longo dos anos, profissionais de Saúde do Grupo Hospitalar Conceição de Porto Alegre, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) e de instituições pelotenses já confirmaram presença.

Temas como validação em laboratório clínico, droga alvo e anticorpos monoclonais em oncologia, leucemias, fibrose hepática, atualidades em enxaqueca, primeiros socorros, HPLC em produtos naturais e automação em uroanálise serão tratados durante os três dias de palestras, que ocorrerão a partir das 19h no Auditório Dom Antônio Zattera.

Na programação dos minicursos haverá espaço para assuntos como aspectos legais da prescrição farmacêutica, farmácia na atenção primária em saúde e farmácia clínica.

Inscrições
As inscrições podem ser feitas no saguão do Campus I da UCPel a partir desta segunda-feira (23). O investimento para acadêmicos da Católica é de R$ 40,00 (palestras e minicurso), ou R$ 30,00 (palestras). Para estudantes de outras instituições os valores são de R$ 50,00 (palestras e minicurso) ou R$ 35,00 (palestras). Profissionais pagam R$ 80,00 (palestras e minicurso) ou R$ 60,00 (palestras). Confira a programação completa abaixo.

Programação:

08/04
Das 14h às 18h - Curso 1 - Prescrição Farmacêutica: Aspectos Legais
18h30 - Entrega do material
19h - Validação em Laboratório Clínico - Drª Consuelo Freitas Perez (Hospital Conceição – POA), Drª Raquel Arrieche Fernandes (Hospital Conceição – POA) e Drª Grazielle Cassol Tieppo (Hospital Conceição – POA)
20h - Droga alvo e Anticorpos Monoclonais em Oncologia - Dr. Márcio Valério Costa (Clinicamp)
21h10min – Leucemias - Dra. Chiara Padilha Costa (Clinicamp / Banco de Sangue da Santa Casa de Pelotas)

09/04
Das 14h às 18h - Curso 2 - Atenção Farmacêutica na Atenção Primária em Saúde - (Parte 1)
19h15min - Fibrose Hepática - Dr. Jarbas Oliveira - (PUC/HCPA - POA)
20h45min - Atualidades em Enxaqueca - Dr. Othelo Fabião Neto (HE/UFPel)

10/04