/ Notícias / Curso de Engenharia Civil da UCPel é o segundo melhor do estado no Concrebol 2019
30.10.2019 | 11:10 | #engenharia-civil

Os acadêmicos do curso de Engenharia Civil da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) participaram da 16ª edição do Concrebol, atividade realizada durante o 61º Congresso Brasileiro de Concreto, ocorrido em Fortaleza (CE) entre os dias 15 e 18 de outubro. No estado, a equipe obteve a segunda colocação; na colocação geral ficou com o 11º lugar.

Para participar da prova, cada equipe teve que construir uma esfera de concreto dentro de normas pré-estabelecidas, avaliada em três etapas. A primeira avaliação mediu parâmetros de peso e medida exigidos. Na segunda etapa, uma simulação de partida de futebol verificou a capacidade da bola rolar pelo trajeto quando impulsionada por um pêndulo. Por último, foi testada a capacidade de resistência do concreto, sendo uma das principais avaliações do processo.

Para o graduando de Engenharia Civil e presidente da equipe participante, Maikon Pires, a experiência resultou em grande aprendizado. Foi a primeira vez que esse grupo atuou no concurso, ocorrido de forma simultânea ao Congresso promovido pelo Instituto Brasileiro de Concreto (Ibracon). De acordo com Maikon, conviver com equipes mais estruturadas produziu conhecimento e experiência à equipe da UCPel.

O acadêmico comenta que a equipe já está estudando para a próxima edição da competição. “Este ano foi reservado para conhecer e entender o concurso para que no ano que vem, com muita dedicação, consigamos atingir os primeiros lugares”, afirma.

A 17ª edição do Concrebol já está marcada para ocorrer em Florianópolis, durante o 62º Congresso Brasileiro de Concreto em 2020.

Redação: Lia Xavier