/ Notícias / Coordenadora do PPGPSDH participa de atividades extensionistas em Pernambuco
Coordenadora do PPGPSDH participa de atividades extensionistas em Pernambuco

A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas (PPGPSDH/UCPel), Aline Mendonça, participou de uma série de eventos de caráter extensionista no estado de Pernambuco. Dentre a programação, foi criada a Rede CES-Brasil, organização que envolve pesquisadores que tenham conexão com o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. A atividade foi mais um passo em busca da internacionalização do PPG da UCPel.

Nos dias 9 e 10 de dezembro, a coordenadora do PPGPSDH integrou atividade promovida em um assentamento na Zona Rural de Caruaru. Uma oficina para discutir a questão da relação entre Universidades, Movimentos Sociais e Sociedade ocorreu no Centro de Formação Paulo Freire, espaço que recentemente recebeu uma ordem de despejo. “Resolvemos realizar a atividade lá como forma de criar um ato de resistência e de força para manter o espaço”, explicou.

Também ocorreu de 11 a 12 de dezembro o Seminário Internacional Superar Violências, Construir Alternativas, Escrever um Novo Mundo, promovido pelo Grupo de Pesquisa Curupira, do qual Aline é integrante. Na oportunidade, a docente da UCPel foi uma das painelistas da mesa de economia solidária e agroecologia. O Seminário foi ainda a oportunidade para lançamento de três livros ligados ao PPGPSDH/UCPel.

Durante o Seminário, ocorreu a formação da Rede CES-Brasil, organização envolvendo pesquisadores que possuem algum tipo de conexão com o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. A Rede deverá conectar aqueles que trabalham com o pensamento crítico sul global e com a construção de uma perspectiva teórico-epistemológica em diálogo com os movimentos sociais. “Esse será mais um espaço de importante interlocução do nosso Programa, especialmente para o Grupo de Pesquisa Emancipação”, comenta Aline.

Os eventos contaram com a participação do pesquisador e professor português Boaventura de Sousa Santos. No dia 13 de dezembro, Boaventura foi agraciado com o título de Doutor Honoris Causa das Universidades Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Federal de Pernambuco (UFPE). Esta foi a segunda vez que o pesquisador português recebeu o título de duas universidades. A primeira ocorreu em Pelotas, honraria oferecida pela Católica de Pelotas e pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Na avaliação da professora Aline, a semana de atividades foi bastante produtiva. “Me senti muito honrada por ter sido convidada por Boaventura para compor a comissão de honra do Honoris Causa, de ser referência e também discípula do trabalho dele no país”, diz. Conforme a docente, os eventos foram oportunidade para reencontro com seus pares de pesquisa. “Também foi uma forma significativa para o encerramento das atividades do Grupo de Pesquisa Emancipação em 2019 e do PPGPSDH”, finaliza.

Redação: Rita Wicth – MTB 14101