/ Notícias / Convite à reflexão – Especial para o Dia das Mães
Convite à reflexão – Especial para o Dia das Mães
10.05.2019 | 16:52 | #capelania-e-identidade-crista
Convite à reflexão – Especial para o Dia das Mães

Maio, o mês das mães, traz oportunidade de ter um olhar especial sobre nossas mães e também agradecer. Além disso, é importante lembrar de Maria, que não é só mãe de Jesus, mas também da Igreja Católica. Seu amor incondicional, sua ternura, força e fé nos mostram o quanto podemos suportar diante das aflições da vida e o quanto o ato de ser mãe é uma dádiva na vida das mulheres.
O exemplo de dedicação, confiança e devoção no Senhor evidenciam a grande mulher que Maria foi e o porquê celebrar com maior fé nosso amor por ela, que se reflete em todas as mães. “Ocupa-te daquilo que é preciso fazer ou preparar, mas sem obsessões, e louva como Maria: A minha alma glorifica o Senhor e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador” (Lc 1, 46-48).
Tomá-la como exemplo é um meio de nos tornarmos pessoas melhores. Assim como nossas próprias mães, que se empenham em nossa criação na busca de mostrar o caminho certo. É claro que, quando falamos de mãe, estamos falando de quem é, simbolicamente, uma mãe em nossas vidas. O pai que te cria e te ama, os avós que te nutrem de conhecimento e carinho, aquele ser especial que temos em nossa vida.
Essa data nos toca o coração e convida a celebrar a carinhosa presença materna no lar, que acolhe, educa, cuida e auxilia a crescer. É preciso agradecer a todas essas mulheres que, como fala Dom Raymundo Damasceno Assim “assumem e vivem com dedicação e responsabilidade sua vocação materna, que se realiza de diversas maneiras, seja no cuidado dos próprios filhos, seja na acolhida e adoção de outros (...)”.
Ainda como reflexão, segue um trecho da carta às mulheres publicada pelo Papa João Paulo II, em 1955. Que sirva como uma bonita reflexão e homenagem a todas as mães e mulheres nesse mês de Maria.

“Obrigado a ti, mulher-mãe, que te fazes ventre do ser humano na alegria e no sofrimento de uma experiência única, que te torna o sorriso de Deus pela criatura que é dada à luz, que te faz guia dos seus primeiros passos, amparo do seu crescimento, ponto de referência por todo o caminho da vida.
Obrigado a ti, mulher-esposa, que unes irrevogavelmente o teu destino ao de um homem, numa relação de recíproco dom, ao serviço da comunhão e da vida.
Obrigado a ti, mulher-filha e mulher-irmã, que levas ao núcleo familiar, e depois à inteira vida social, as riquezas da tua sensibilidade, da tua intuição, da tua generosidade e da tua constância.
Obrigado a ti, mulher-trabalhadora, empenhada em todos os âmbitos da vida social, econômica, cultural, artística, política, pela contribuição indispensável que dás à elaboração de uma cultura capaz de conjugar razão e sentimento, a uma concepção da vida sempre aberta ao sentido do mistério, à edificação de estruturas econômicas e políticas mais ricas de humanidade.
Obrigado a ti, mulher-consagrada, que, a exemplo da maior de todas as mulheres, a Mãe de Cristo, Verbo Encarnado, te abres com docilidade e fidelidade ao amor de Deus, ajudando a Igreja e a humanidade inteira a viver para com Deus uma resposta esponsal, que exprime maravilhosamente a comunhão que Ele quer estabelecer com a sua criatura.
Obrigado a ti, mulher, pelo simples fato de seres mulher! Com a percepção que é própria da tua feminilidade, enriqueces a compreensão do mundo e contribuis para a verdade plena das relações humanas.”

 

Redação: Gabrielly Teixeira
Capelania UCPel

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?