/ Notícias / Consórcio de pesquisa da UCPel mapeia microárea da UBS Osório
Consórcio de pesquisa da UCPel mapeia microárea da UBS Osório
Consórcio de pesquisa da UCPel mapeia microárea da UBS Osório
Unir esforços para diagnosticar a situação de saúde da população que acessa a Unidade Básica de Saúde Osório (UBS) é o desafio de sete estudantes de cursos da saúde da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Através de consórcio de pesquisa orientado pela professora Janaina Motta, uma - das quatro áreas que compõem a Unidade – contará até o final do ano com o mapeamento do perfil sócio-demográfico e de saúde.

A partir dos dados, o trabalho oferecido pela equipe da UBS Osório passará a ter um norte, com as ações de atenção à saúde voltadas à prevenção e melhoria dos problemas apresentados pela comunidade do local. A Liga Multidisciplinar de Educação em Saúde (LiMEdeS/UCPel) também integra a iniciativa e ficará responsável pelo diagnóstico do ambiente.

De acordo com a professora Janaina, antes de começar a aplicação do questionário, o grupo passa por encontros de orientação. Duas oficinas já ocorreram para explicar a metodologia, definir a logística do estudo e construção do questionário. “Após aprovação da pesquisa no Hospital Universitário São Francisco de Paula e no Comitê de Ética da UCPel, a coleta começa”, comenta a docente.

Um dos diferenciais do trabalho em consórcio é o compartilhamento de uma mesma amostra, em que as perguntas básicas são usadas por todos, variando apenas o desfecho (perguntas específicas). “A amostra é a mesma, mas cada um tem o seu objetivo dentro do projeto”, explica. 

A docente ainda ressalta que o consórcio diminui o índice de rejeição por parte do paciente, que não precisa responder vários questionários, reduz custos e o tempo dispensado. Outro ponto positivo é o desenvolvimento do trabalho em conjunto. “Eu aprendi a trabalhar dentro desse sistema. Como passei a orientar trabalhos em mais cursos da área da saúde, surgiu a oportunidade de realizar o consórcio”, relata. 

Um dos pontos positivos destacados pelo acadêmico do curso de Farmácia, Eduardo Peglow, é a multidisciplinaridade. “Realizamos o trabalho em equipe, em que cada participante agrega com informações da sua vivência acadêmica”, comenta. Através do consórcio, Peglow irá obter informações sobre a polimedicação, sua prevalência e fatores associados. “O uso concomitante de vários medicamentos pode trazer diversos riscos à saúde. Então, como futuro farmacêutico, vejo a importância de levar informações e desenvolver ações sobre o uso racional de medicamentos”, explica.

A acadêmica da Enfermagem, Lucimara Munhoz, ficará responsável pela história reprodutiva de mulheres da microárea; o acadêmico da Psicologia, Pedro Pires, sobre o consumo abusivo de álcool. Do curso de Farmácia, Ana Flávia Coquejo abordará a insegurança alimentar; Fernanda Bergmann, o acesso ao serviço de saúde; Taila Ehlert, uso de psicofarmácos e Elizangela Pinz, obtenção dos medicamentos prescritos. 

A professora Janaína complementa que além dos acadêmicos, a doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento (PPGSC), Paulinia Amaral, e a mestranda do PPGSC, Isabela Petry, ajudam a fase de construção do projeto, bem como auxiliarão na coleta de dados.

Até o final do mês de novembro, o diagnóstico da microárea estará finalizado. Os resultados serão apresentados para integrantes da UBS Osório, com a intenção de auxiliar nas ações a serem desenvolvidas dentro da Unidade. Nos próximos semestres, as demais microáreas que compõem a UBS também serão trabalhadas.  

Redação: Rita Wicth – MTB 14101

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?