/ Notícias / Conheça mais do mercado da área de Farmácia
Conheça mais do mercado da área de Farmácia
22.10.2015 | 17:01 | #farmacia
Conheça mais do mercado da área de Farmácia
O campo de atuação para quem cursa Farmácia é amplo, indo muito além do trabalho em drogarias. A professora da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Márcia Garcez, mostra logo abaixo que o profissional é polivalente e pode atuar em diversos setores. Confira:

1. Locais de atuação

Pesquisa de novas moléculas; Biotecnologia; Análises Clínicas; Gestão em Saúde (tanto no setor público quanto privado); Indústria de Alimentos e Cosméticos; Analista de Controle de Qualidade; Setores ligados à Saúde Animal; Atuação em hospitais, trabalhando com equipes multiprofissionais; Indústrias de medicamentos; Farmácias de manipulação de insumos e medicamentos; Vigilância Sanitária (ANVISA); Farmacovigilância; Pesquisa Clínica; Vendas e Marketing; Assuntos Regulatórios e  Comercialização e dispensação de medicamentos.

2. Mercado de trabalho

O setor está em crescimento e em constante renovação devido às diversas pesquisas nas áreas de biotecnologia e descobrimento de novas moléculas.  A farmacoeconomia, que lida com a avaliação de novos medicamentos em todos os aspectos — epidemiológicos, clínicos, econômicos e de sistema de saúde, é apontada como uma das dez mais inovadoras carreiras que surgiram recentemente e tem um grande potencial de crescimento no futuro.

3. O que um farmacêutico faz?

São atribuições exclusivas da profissão (Decreto nº 85.878 de 07/04/1981):
Dispensar e manipular medicamentos; fiscalização sanitária e técnica de empresas ou produções que envolvam processos ou métodos farmacêuticos; elaboração de laudos técnicos que envolvam medicamentos e elaboração de perícias técnico-criminais relacionadas com produtos, atividades ou processos farmacêuticos; entre outras atribuições constantes na referida lei.

4. Vestibular UCPel
A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) está com inscrições abertas para o Vestibular de Verão 2016. Além do curso de Farmácia, as graduações de Medicina, Odontologia, Enfermagem, Fisioterapia e Psicologia completam as opções na área da saúde. Visite o site ucpel.edu.br/vestibular e confira mais detalhes do processo seletivo da UCPel.