/ Notícias / Começa o 9º Encontro Regional de Educadores Infantis (EREI)
Começa o 9º Encontro Regional de Educadores Infantis (EREI)
16.10.2013 | 16:31 | #pedagogia
Começa o 9º Encontro Regional de Educadores Infantis (EREI)
No dia seguinte à data oficial de comemorações pelo Dia do Professor, iniciou o 9º Encontro Regional de Educadores Infantis (EREI), promovido pelo curso de Pedagogia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). O evento, que vai até o dia 18, teve início com a palestra Toda Criança é Especial, conduzida pelo secretário municipal de Educação e Desporto de Pelotas, professor Gilberto Garcias.

O EREI é direcionado a profissionais e acadêmicos da área de Educação, com o objetivo de provocar a reflexão sobre as práticas educativas que estão em andamento na contemporaneidade. Palestras, oficinas e atividades culturais fazem parte da programação.

O encontro propõe a discussão de concepções teóricas e práticas educativas, as quais serão relatadas por meio de experiências em sala de aula. Constituindo-se, ao longo dos anos, como um espaço de formação continuada, o encontro é único da região que trabalha especificamente com crianças de zero a seis anos.

Na abertura, a coordenadora do curso de Pedagogia, professora Ana Beatriz Longo Rodrigues, falou sobre a natureza do evento, que nasce em sala de aula e se constitui como prática educativa.

O surgimento do EREI em 2004, discutindo a transição da Educação Infantil das secretarias de Assistência Social às de Educação, marca, segundo a professora, o início da reflexão sobre a área. "Hoje, o cenário nos leva a pensar sobre a nova modificação legal: o ingresso obrigatório da criança a partir dos quatro anos, que, até 2016, deve estar implantado. Precisamos de mais salas, escolas e profissionais capacitados a atuar com Educação Infantil".

A professora ressaltou ainda a atuação das acadêmicas do oitavo semestre, que organizam o encontro, intitulando-as como "as mais novas guerreiras da Educação no desafio da docência".

A programação do primeiro dia de EREI contemplou, ainda, as palestras Falando sobre Diagnóstico, tratamento e ferramentas para crianças com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), com a neuropsicóloga Renata Riemke, Desenvolvimento da Linguagem, com Patrícia Fassbender, do Colégio Municipal Pelotense, e Adaptação na Educação Infantil, com a pedagoga Juliana da Silva Sampaio, da Escola Mário Quintana. Houve, também, momentos culturais e relatos de experiência.

Confira a programação para os próximos dias:

Dia 17/10

Manhã
8h - Palestra: Autismo - Profª Paula Satte Alan - Pedagoga, Psicopedagoga e Orientadora Educacional - CAPTA
9h30min - Intervalo
10h - Palestra: Reencantando a Educação Infantil - Pedagoga e  Especialista em Gestão Escolar, Irmã Cecília Ivone Rigo - Col. Franciscano N. Sra. Aparecida (Canguçu)

Tarde
13h30min - Momento cultural- Grupo Musical Dó-Ré-Mi - Escola Alberto Cunha (Morro Redondo)
14h - Palestra: Saúde da Criança - Lenice Muniz de Quadros - Enfermeira - Mestre em Ciências, Doutoranda em Epidemiologia - UFPel
15h30min - Intervalo
15h45min - Palestra: Aulas interativas - Paula Dutra Cardoso – Mestre em Ciências - e Alexandra Moraes Maiato - Mestre em Educação em Ciências.
17h - Palestra: Saúde escolar é... - Prof. Roni Quevedo

Noite
19h - Movimento na Educação Infantil- Profª Cátia Carvalho - Mestre em Ciências pela UFRGS - Docente da UFPel.
20h30min - Intervalo
20h45min - Teatro: Espinhos D’Alma- Confraria Amigos de Lobo da Costa - Profª Dra. Ângela Sapper e acadêmicos da UCPel.


Dia 18/10

Manhã
9h- Palestra: Relação família e escola – Ms. Vera Savedra-UCPel/SMED
9h30min - Intervalo
9h45min - Momento Cultural- Rodrigo Xavier- Escola Mário Quintana
10h- Palestra: Identidade e Autonomia: Isto é coisa de criança - Ms. Ana Lúcia Almeida - Colégio Municipal Pelotense

Tarde
14h- Palestra: Psicologia da Infância – Dra. Patrícia Cava – Professora da UFPel
15h30min - Intervalo
16h - Oficinas

Noite 
19h - Palestra: Educação e Políticas afirmativas -Profª Carla Silva Ávila - Mestre em Ciências Sociais e grupo de estudos UCPel
20h30min- Intervalo
20h45min - Momento Cultural- Desfile de Modas – Profª Ms. Tereza Cristina Duarte  e acadêmicos do Curso de Design de Moda da UCPel.
21h30min - Encerramento
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?