/ Notícias / Áudio de curta-metragem é elaborado por acadêmico de Produção Fonográfica
Áudio de curta-metragem é elaborado por acadêmico de Produção Fonográfica
Áudio de curta-metragem é elaborado por acadêmico de Produção Fonográfica
O acadêmico do curso de Tecnologia em Produção Fonográfica da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Roger Dutra, viu o curta-metragem Reencontros: Uma homenagem a Valter Sobreiro Junior - do qual foi responsável pelo design de som - estrear em uma sala do cinema Cineflix. A oportunidade de presenciar seu trabalho em uma empresa que utiliza som 7.1 (reprodução por sete canais distintos que proporcionam um ambiente sonoro mais realista), significou um grande aprendizado.  

A RAD Produções em Audiovisual foi a responsável pela captação do chamado "som direto" do curta, que compreende diálogos, efeitos, instrumentos, enfim, tudo o que ocorre em áudio. Regulagens, volumes, mixagens - todos os procedimentos necessários para o áudio ser comercializado - ficaram por conta da empresa de Dutra. 

A parceria bem sucedida com a produtora Vertentes Filmes, responsável pela realização do curta, facilitou o trabalho. “Como a parceria já existia, conseguimos montar uma boa equipe para um curta de baixo orçamento”, diz. Com a escolha da película para estrear no Cineflix, foi necessário adequar o áudio para o cinema. “Uma empresa de Novo Hamburgo ficou responsável pela masterização buscando deixar no padrão do cinema, mas acompanhamos todo o processo”, explica.

Além do curta Reencontros, a RAD está responsável pelo design de áudio do curta Dona Princesinha, sobre os 200 anos de Pelotas, do Ritus, curta de animação desenvolvido pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e diversos materiais audiovisuais. 

Mercado 
De acordo com Dutra, começa a existir em Pelotas uma concepção mais refinada obre a importância do design de áudio. “O profissional capacitado precisa entender de linguagem visual, roteiro, planos, estar totalmente por dentro do espaço onde o áudio será colocado”, explica. Essa melhora de mercado vem sendo sentida, principalmente, devido aos projetos culturais e leis de incentivo à cultura. 

A ambientação sonora para games também vem ganhando muito espaço no mercado. “Existem muitas possibilidades de trabalho na área de design sonoro. A Produção Fonográfica de bandas, por exemplo, é apenas uma delas, apesar de ainda ser a mais conhecida”, diz. Hoje o mercado publicitário, o audiovisual, o rádio e a televisão também oferecem um bom espaço. 

Curta
O curta Reencontros: Uma homenagem a Valter Sobreiro Junior foi financiado pelo Edital Procultura da Prefeitura Municipal de Pelotas e conta com roteiro e direção de Ana Carril, produção de Lanza Xavier, direção de fotografia de Caio de Marco, montagem e cor de Lucas Mendoça, som de Regis Dutra e Roger Dutra, arte de Miriã Possani, trilha de Leonardo Oxley e produção executiva Vertentes Filmes.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?