/ Notícias / Arte é destaque em projeto de alunas da Pedagogia
Arte é destaque em projeto de alunas da Pedagogia
13.12.2013 | 15:19 | #pedagogia
Arte é destaque em projeto de alunas da Pedagogia
Um grupo de cinco alunas do curso de Pedagogia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) realizou projeto para a disciplina de Arte e Educação. As alunas puderam experimentar na prática o ensino através da arte, com a elaboração de um teatro de fantoches, mostrando tema de caráter social. A atividade foi desenvolvida com crianças entre sete e onze anos, da turma do primeiro ano da Escola de Ensino Fundamental Castro Alves.

Em um segundo momento, a turma foi dividida em quatro grupos e juntos puderam expressar seus sentimentos e reações sobre a prática, através de desenhos sobre a história apresentada. Daiane Bello, aluna do curso de Pedagogia, conta que o grupo conseguiu obter resultados satisfatórios com o projeto, pois os alunos demonstraram interesse pelo tema proposto. “É fundamental o ensino através da arte dentro da Pedagogia. A criança acaba tendo mais facilidade em seu aprendizado, e não vai esquecer o que aprendeu”, explica. De acordo com a acadêmica, por conta de seu caráter lúdico, o teatro de fantoches torna-se um elo importante nos processos de aprendizagem das crianças, principalmente com temas sociais.

Outros trabalhos também foram desenvolvidos pela disciplina, como o Projeto Estimulação Sensorial, no qual as alunas utilizaram texturas e formas, com o objetivo de estimular visão e tato e o prazer pela arte no desenvolvimento da percepção sensorial. Com o tema musicalidade, outro grupo de alunas propôs o trabalho A arte da música - Musicalidade na Educação Infantil, utilizando instrumentos confeccionados com sucatas e também objetos do cotidiano, como copos plásticos, plástico-bolha e brinquedos para explorar os sons, permitindo a criatividade dos alunos. A orientação das atividades foi da professora Cristina Porciúncula.