/ Notícias / Alunos de Engenharia Civil visitam obras de arte especiais de Pelotas
Alunos de Engenharia Civil visitam obras de arte especiais de Pelotas
14.09.2016 | 11:05 | #engenharia-civil
Alunos de Engenharia Civil visitam obras de arte especiais de Pelotas
Alunos do curso de Engenharia Civil da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) visitaram no último sábado (10) o viaduto do Contorno de Pelotas em construção sobre o acesso ao Capão do Leão, no fim do bairro Fragata, e as pontes que atravessam o canal São Gonçalo, na divisa de Pelotas e Rio Grande. Parte do conteúdo programático da disciplina de Pontes, ministrada no 9° semestre, a atividade exige agora a confecção de um relatório técnico.

As obras de arte especiais (termo utilizado na engenharia civil para pontes, viadutos, túneis e trincheiras) foram analisadas pelos 19 alunos, que apontaram técnicas, problemas e conheceram diversos conceitos de perto. “É realmente uma experiência diferente. A turma ficou surpresa ao ver os movimentos nas estruturas das pontes e viaduto ao receber um tráfego pesado”, afirma o professor Francisco Guerreiro, ao frisar que esse comportamento é necessário para que não ocorra fissura nas estruturas, por exemplo.

A ponte Alberto Pasqualini, inaugurada em 1962 e desativada em 1974, também foi objeto de estudo. Foram detectadas as patologias que obrigaram a desativação da estrutura. Já a ponte Léo Guedes, inaugurada em 1975 e em funcionamento atualmente, também apresenta problemas. “Exemplos são a exposição das bainhas de protensão e as armaduras expostas. Tudo isso pela falta da devida manutenção da ponte”, alerta o professor.

Ao observar as obras de arte especiais, os acadêmicos foram instigados a detectar os pontos positivos e negativos, bem como conceitos estudados em sala de aula. Luan Santos foi um dos alunos visitantes e a atividade, segundo ele, foi excelente. “Muito produtivo conhecer e viver de perto essas grandes estruturas. Melhor ainda estar junto a um professor, explicando as obras e poder ver como isso acontece”, conta.