/ Notícias / Ações organizadas por grupo docente marcam Setembro Amarelo na UCPel
Ações organizadas por grupo docente marcam Setembro Amarelo na UCPel
18.09.2019 | 16:37 | #farmacia #enfermagem #psicologia
Ações organizadas por grupo docente marcam Setembro Amarelo na UCPel

Orientar e prevenir. Esse é o objetivo do grupo formado por docentes de diferentes cursos da área da saúde da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Durante a segunda quinzena do mês de setembro serão realizadas ações em menção ao setembro amarelo, mês da conscientização à prevenção ao suicídio. Até o dia 28, atividades voltadas à população irão ocorrer em diversos pontos da cidade.

Constituído por professores dos cursos de Enfermagem, Farmácia e Psicologia, juntamente com o Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE/UCPel), a ideia é levar o debate para fora da instituição. E isso tem um propósito. Conforme dados do Ministério da Saúde, a faixa etária que mais comete autocídio no Brasil são idosos acima dos 70 anos. São aproximadamente 8,9 casos para cada 100 mil habitantes.

Segundo a docente do curso de Psicologia, Maria Clara Salengue, o suicídio é um problema de saúde pública e que precisa de atenção como tal. Um dos motivos que a psicóloga vê como agravante é o fato de não se falar sobre o ato. “É preciso desmistificar o tabu de que falar vai influenciar o aumento do número de suicídios”, comenta.

Outro aspecto que o grupo aponta é a necessidade de acabar com a ideia de que suicídios são cometidos apenas por pessoas que possuem transtornos mentais ou problemas com drogas. Todo aquele que tem algum tipo de sofrimento psíquico corre o risco de ter essas ideações e, de fato, dar fim à própria vida.

De acordo com Anelise Neves, psicóloga do NAE, há diversas causas pelas quais as pessoas decidem tirar a própria vida. Muitas delas não têm associação com problemas psicológico-psiquiátricos ou dependência química.

Como a proposta é atingir diferentes públicos-alvo, as atividades serão realizadas em espaços de grande circulação, como o Shopping Pelotas e a Praça Coronel Pedro Osório.

Confira a programação:

18/09 - Lançamento da Campanha Setembro Amarelo 2019 - Ação de conscientização na UCPel

23/09 - Atividade de sensibilização no Hospital Universitário São Francisco de Paula

24/09 - Atividade de sensibilização no LAGARTEANDO – Praça Cel. Pedro Osório

28/09 - Atividade de sensibilização no Shopping Pelotas