/ Notícias / Acadêmicos da UCPel divulgam obra de Lobo da Costa na Feira do Livro
Acadêmicos da UCPel divulgam obra de Lobo da Costa na Feira do Livro
04.11.2013 | 16:31 | #pedagogia #letras
Acadêmicos da UCPel divulgam obra de Lobo da Costa na Feira do Livro
A vida e a obra do poeta Lobo da Costa, um dos mais tradicionais filhos pelotenses, estará em destaque durante a 41ª Feira do Livro do município. Ações como encenação de teatro, lançamento de almanaque e mesa redonda terão espaço na programação oficial do evento e serão realizadas por acadêmicos e professores da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e pela Confraria Literária que leva o nome do poeta.

Lobo da Costa é considerado um dos escritores mais representativos do movimento romântico da literatura do Rio Grande do Sul. Para que sua obra não caia no esquecimento, uma série de ações vem sendo desenvolvidas em 2013, período que marca os 160 anos de nascimento do poeta.

Para ampliar a divulgação de sua vida e obra, a UCPel, a Confraria Literária Amigos de Lobo da Costa e a Prefeitura Municipal de Pelotas assinaram parceira para divulgar o escritor junto às escolas municipais, através de ações como dramatizações, hora do conto, saraus, oficinas de criação literária entre outras. Integram essas atividades acadêmicos dos cursos de Letras e Pedagogia da UCPel.

A participação do grupo nesta Feira do Livro, que iniciou no dia 31 de outubro, também integra as diversas ações que visam promover a sobrevivência literária do poeta. O grupo de acadêmicos da UCPel participou do primeiro dia do evento com a encenação da peça Espinhos D'Alma (releitura da obra homônima de Lobo da Costa) e prossegue com intervenções. Confira o restante da programação abaixo:

04/11
15h - Dialogando com Lobo da Costa;

07/11
20h - Apresentação da adaptação para encenação do poema lobiano Aquele Ranchinho;

13/11
18h - Lançamento do Almanaque Francisco Lobo da Costa;

14/11
20h - Mesa Redonda sobre Lobo da Costa.