/ Notícias / Acadêmicos aprovam trabalho no maior evento de microeletrônica do Brasil
Acadêmicos aprovam trabalho no maior evento de microeletrônica do Brasil

Acadêmicos da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) tiveram artigos aprovados no Chip em Sampa, maior evento nacional de microeletrônica. A atividade ocorrerá de 26 a 30 de agosto, em São Paulo. Os orientadores, professores Cláudio Diniz e Mateus Grellert, irão apresentar os trabalhos.

Os artigos tratam sobre o uso de técnicas de computação aproximada na redução da energia consumida no processo de compressão de vídeos. Conforme explica Diniz, que é coordenador do curso de Engenharia de Computação da UCPel, os estudos na área buscam desenvolver um material específico para codificar vídeos sem utilizar um sistema de propósito geral. Dessa forma, o processo fica mais ágil, além de prolongar o tempo de bateria do sistema que executará a função.

Cada ano o Chip in ocorre em um lugar do Brasil. A edição de 2019 será realizada em São Paulo. Juntamente com o encontro, ocorrem outros cinco pequenos eventos. A UCPel estará representada em três deles, através dos trabalhos do acadêmico do 8º semestre do curso de Engenharia de Computação, Victor Lima; e dos pesquisadores do Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação (MEEC), Mateus Stigger e Rafael da Silva.

Os artigos ainda contaram com a colaboração dos professores da UCPel, Cláudio Diniz, Eduardo da Costa e Mateus Grellert. Além deles, participaram dos trabalhos os professores do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – campus Rio Grande, Leonardo Soares; e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Sérgio Bampi.

Promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e Sociedade Brasileira de Microeletrônica (SBMicro), o Chip in Sampa conta ainda com o apoio de diversas sociedades internacionais, sendo considerado o maior evento de microeletrônica do Brasil.

Redação: Manuelle Motta