/ Notícias / 160 anos de Lobo da Costa: grupo da UCPel planeja ações em escolas municipais
160 anos de Lobo da Costa: grupo da UCPel planeja ações em escolas municipais
14.03.2013 | 11:10 | #letras
160 anos de Lobo da Costa: grupo da UCPel planeja ações em escolas municipais
Professores, alunos e egressos da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), coordenados pela professora Ângela Sapper, participam de um projeto municipal sobre o poeta pelotense Lobo da Costa. Na manhã desta terça-feira (12), o grupo se reuniu pela primeira vez em 2013 – ano que marca os 160 anos de Lobo da Costa. O grupo foi fundado em 2005 e desde 2008 realiza ações efetivas, que, agora, irão atingir as escolas municipais de Pelotas.

A professora Ângela disse que os alunos da rede municipal de ensino irão receber oficinas, saraus e encenações sobre Lobo da Costa, em ações que devem começar a partir do mês de abril, sempre procurando expandir os conhecimentos acerca de um dos ícones do Romantismo gaúcho. “As ações visam a divulgação da vida e da obra do Lobo da Costa. O legado deste autor está na UCPel, mas isso não basta para que a comunidade de Pelotas tenha conhecimento sobre ele”.

O egresso do curso de licenciatura em Letras da Universidade, Carlos Eugênio Silva, mostrou-se engajado aos objetivos do projeto. “É um dos mais importantes poetas do Rio Grande do Sul, mas ainda existe pouca divulgação sobre Lobo da Costa nas escolas municipais”, avaliou. Agora, com o com o apoio da Prefeitura Municipal de Pelotas e da Bibliotheca Pública, esta divulgação é garantida.

A professora Ângela diz que o momento é de continuar reunindo o grupo e que outras ações são pretendidas no projeto, como a participação em horas do conto e a perpetuação por outras comunidades, como a terceira idade – sempre trazendo à tona a vida e a obra de Lobo da Costa.