CENTRO DA CRIANÇA
SÃO LUIZ GONZAGA

/ Centro da criança
Nossa história

Nossa História

Nossa história

O Centro da Criança São Luiz Gonzaga foi idealizado e instituído por um grupo de pessoas da Sociedade Civil vinculadas ao Movimento de Cursilho de Cristandade de Pelotas com o objetivo de atender menores de rua.

A inauguração ocorreu em 05 de setembro de 1979, iniciando nessa ocasião o atendimento à comunidade como Instituição de Caridade.

Em março de 1982, a SPAC - Sociedade Pelotense de Assistência e Cultura assume a gestão do Centro da Criança como sua mantenedora. Em setembro de 1989, a instituição reestruturou seus serviços, passando a atender alunos de berçário, maternal, jardim de infância, pré-escola e centro de recreação.

Com a aprovação da LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o Centro da Criança buscou seu credenciamento junto ao Conselho Municipal de Educação e passou a ser reconhecido como Escola de Educação Infantil.

Em janeiro de 2009, firmou seu primeiro convênio com a Prefeitura Municipal de Pelotas, para recebimento de recursos do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) criado pela Emenda Constitucional nº 53/2006 e regulamentado pela Lei nº 11.494/2007 e pelo Decreto nº 6.253/2007. Essa parceria possibilitou que a instituição mantenha parte de suas despesas de manutenção, oportunizando que os espaços e serviços pudessem ser qualificados.

SOBRE O CENTRO DA CRIANÇA

Atualmente, o Centro da Criança conta com essa parceria firmada com o Município para atendimento à demanda de Educação Infantil (04 meses a 03 anos e 11 meses aproximadamente), além de buscar a captação de recursos por meio de editais de projetos sociais, bem como parcerias locais para qualificação dos serviços e de sua infraestrutura.

Além do atendimento às crianças, a instituição desenvolve ainda ações socioeducativas com as famílias e comunidade através de Encontros Formativos e Oficinas de Geração de Renda.

PARCERIA COM A PREFEITURA MUNICIPAL DE PELOTAS

  • Termo de colaboração nº012/2018 (termo aditivo nº03/2021)
  • Objeto da parceria: Prestar atendimento em nível de Educação Infantil a 73 crianças de 04 meses a 03 anos e 11 meses e 29 dias de idade em turno integral no ano de 2022.
  • Público alvo: Crianças de 04 meses a 03 anos 11 meses e 29 dias
  • Valor total da parceria: R$328.281,29 (trezentos e vinte oito mil, duzentos e oitenta e um reais e vinte e nove centavos)
  • Valor liberado até a presente data (30/11/2022): R$328.281,29 (trezentos e vinte e oito mil, duzentos e oitenta e um reais, e vinte e nove centavos)

INFRA-ESTRUTURA

A qualificação dos serviços e infraestrutura conta, também, com a busca constante por editais de projetos sociais, haja vista o caráter filantrópico da Instituição.

Missão

Garantir aos bebês e as crianças bem pequenas o direito de vivenciar experiências plurais, atribuindo sentido e significado de inteireza aos processos de aprendizagens cotidianos, alicerçados nas/em/pelas relações respeitosas e afetivas, promovendo o protagonismo infantil e a inclusão.

MISSÃO

Visão

Ser uma escola de educação infantil, com atendimento de referência à Primeira Infância, na cidade de Pelotas, mantendo-se atualizada no que se refere às mudanças educacionais, sociais e culturais.

VISÃO

Valores

Respeito, Escuta, Vínculo Afetivo e Sensibilidade.
VALORES

Fale
Conosco

Entre em contato através do e-mail lardacrianca@ucpel.edu.br ou no telefone (53) 3225.0859. Através deste espaço, também é possível enviar críticas, elogios sugestões ou tirar dúvidas.

EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?